Amigo para toda hora. Mas, afinal, de onde veio a cultura do café?


Expresso, longo, com leite, curto, com creme e por aí vai… as mais diversas formas de prepará-lo e saboreá-lo. O companheiro matinal e daquela pausa do dia, o café, uma das bebidas mais consumidas pode ter uma história e tanto para contar.


O grão almejado por muitos teve sua origem lá na Etiópia, até onde se sabe, nos meados do século IX e foi descoberto por um pastor, que percebeu que suas cabras após comerem alguns frutos avermelhados ficaram mais ativas e alegres, e assim conseguindo percorrer quilômetros.


Intrigado, o pastor levou o fato para um monge, que utilizou os frutos na forma de infusão (como se prepara um chá) para conseguir absorver as capacidades estimulantes dos grãos; dessa forma, a novidade se espalhou rapidamente pela cidade sobre a bebida - que ficou cada vez mais procurada.


No ano de 1570, o café chegou pela primeira vez em terras europeias, precisamente na Itália, graças às viagens realizadas ao Oriente. Pode ser exagero, mas a primeiro momento, a bebida era proibida para os cristãos e só foi legalizada após o papa Clemente VIII provar e gostar do seu sabor. Com o tempo, o café foi se ramificando por muitos mais países na Europa e se tornou um costume, principalmente entre os intelectuais, consumi-lo em encontros e passeios, como as clássicas cenas de filmes literários.


No Brasil, chegou mais tarde, apenas em 1727. A primeira muda de café foi trazida de forma clandestina pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta, de uma viagem à Guiana Francesa com interesses comerciais, daí em diante só temos que agradecer. As primeiras plantações começaram no Nordeste, porém, como o clima não era favorável ao plantio, o cultivo do café foi levado para o Maranhão, Rio de Janeiro e, posteriormente, São Paulo e Minas Gerais.


Presente no mundo todo a cultura do café teve diferentes perspectivas:

☕ Para os árabes, a ingestão até mesmo in natura estava relacionada principalmente com as propriedades estimulantes dos frutos.


☕ Na Europa, tomar café virou um hábito associado aos encontros sociais. Considerada uma bebida de prestígio na sociedade, era consumida por pessoas do alto escalão europeu.


☕ Veneza, na Itália, que se iniciou o costume de coar o café e acrescentar leite a ele.


E por muitos outros lugares é motivo de confraternização, foco e de relaxamento, independente da hora, afinal, impossível resistir a um bom café.E suas mais diversas preparações e receitas, que vão de cappuccinos aos licores, bolos e perfumes com nuanças do grão mais amado.

E você qual sua preparação favorita, como gosta de tomar aquele cafézinho? Se for aqui no Qoppa, ainda melhor =)


Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon