Você conhece a história de como surgiu o risoto?


Os apaixonados pela culinária italiana já sabem que o Qoppa prepara um nhoque delicioso e super tradicional. E tem também, aqueles que já experimentaram nosso BELÍSSIMO RISOTO. Um prato único, muitas vezes visto como sofisticado entre buffets e cardápios de eventos e restaurantes. Mas esse arroz preparado de forma diferenciada é muito mais que apenas um bom prato para harmonizar com sobremesas deliciosas.


E como todo bom clássico tem sua história, com o risoto não é diferente. De origem italiana, a palavra risotto significa, literalmente, pequeno arroz. Com base em registros de historiadores, o grão do arroz clássico para a preparação do prato é da região sul da Itália, dominada pelos Sarracenos, porém, foi na área do norte, mais especificamente em Lombardia, em meados do século XI, que a receita tomou forma. Não se tem o nome do grande chef responsável por essa maravilhosa receita, mas uma das histórias mais populares é que Valério de Fiandra, um artista, ao preparar o prato de arroz para o casamento da filha, colocou açafrão demais, com a finalidade de estragar o sabor, já que tinha muito ciúmes do casamento da mesma, porém, legitimamente à males que vem para o bem, e o que era para ser terrível se tornou uma tradição saborosa.


No Brasil, essa clássica receita repleta de bagagem chegou com a imigração italiana, em meados do século XIX e, aqui, ela ganhou novas variações. Porém, quem nunca passou pela experiência de comer um ‘‘arroz empapado’’ e chamou de risoto, muito normal. Isso porque, até a década de 80, o risoto era feito com o arroz do dia a dia, e mais conhecido por “arroz de forno” e se caracterizava apenas como um acompanhamento, sem o glamour e protagonismo que é dado hoje. Bom, nós, brasileiros, somos extremamente criativos, isso o mundo sabe e, por isso, aliado aos itens típicos de cada região deste país tropical, o prato foi ganhando ingredientes próprios, como: carnes, crustáceos, frango, pato, queijos, entre outros. Algumas receitas são extremamente tradicionais e ganharam o paladar de todos como por exemplo:


🍚 Risotto bianco - Também conhecido como risoto básico, pois é preparado com caldo de legumes, vinho branco, manteiga e queijo parmesão ralado, com certeza essa receita você já experimentou.


🍄 Risotto funghi - Para este prato é utilizado cogumelos secos, onde uma dica é hidratar os cogumelos em água quente por cerca de 30 minutos antes de colocá-los na panela e aproveitar essa água para completar seu caldo base.


🍤 Risotto de camarão - Com certeza, você já experimentou, se não tiver alergia ao ingrediente. Em geral, as pessoas apenas acrescentam o crustáceo ao final do preparo. Porém, para adicionar o sabor do fruto do mar, o ideal é acrescentar ao preparo do caldo de legumes partes do camarão como cascas, cabeças e outros restos do camarão, pois são carregados de sabor.


Saiba que receitas incríveis não faltam na rede sobre o prato… e no Qoppa também não! De segunda a sexta todo o sabor da culinária italiana com aquele toque do nosso chef em um buffet completo com pratos quentes, sobremesas e saladas fresquinhas e muito saborosas te esperam aqui. #vem



Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon