Você conhece um pouco da história da nossa parceira Starbucks?

O café mais famoso de todos os tempos – com certeza, você já viu alguém com essa marca na mão. A Starbucks, a maior rede de cafeterias do mundo, está presente em diversos países, com seu aroma e sabor inconfundíveis. A marca verde no copo branco que é desejo dos amantes de café e daqueles que querem uma experiência única. Conhecida não apenas pelas bebidas quentes, a marca inovou servindo não apenas o clássico cafezinho, mas chás e outras bebidas geladas que viraram sucesso e caíram no gosto dos consumidores.

Mas levou muito tempo para a nossa sereia chegar aonde chegou. A primeira loja foi aberta em 1971 pelos professores Jerry Baldwin e Zev Siegel, e pelo escritor Gordon Bowker. Inspirados pela Peet’s Coffee & Tea (cafeteria que frequentavam); abriram as portas da primeira loja na Pike Place Market onde o foco era vender grãos de café de alta qualidade e equipamentos. E para quem quer viver um pouco dessa época a loja ainda está aberta, mas não no mesmo local em que foi inaugurada. Sua sede está localizada na cidade de Seattle no estado de Washington. O sucesso veio com o tempo, em 1992, a Starbucks tinha 165 pontos de venda, e a primeira unidade fora da América do Norte foi aberta em Tóquio no ano de 1996. No solo brasileiro tivemos o prazer de receber a marca em 2006 na cidade de São Paulo, e hoje ela já se faz presente em mais estados, como o Rio Grande do Sul.

Mas de onde vem esse nome? Foi inspirado em parte pelo personagem Starbuck, do livro Moby Dick, e seu logotipo é um entalhe escandinavo do século XVI de uma sereia com duas caudas. A marca passou por diversas transformações visuais, mas o logo original ainda pode ser visto na loja em Pike Place Market e nas embalagens do blend de aniversário.

Mas, vamos falar do que realmente fez a marca ser o ícone do clássico cafezinho. Os grãos de café da Starbucks são torrados em suas unidades de torrefação, localizadas em Kent, Washington; York, Pennsylvania; Carson Valley, Nevada e Amsterdam, na Holanda. Os grãos são embalados após a torra em uma bolsa com uma válvula que permite continuarem a emitir gases dentro da embalagem sem danificá-la. Mas como conhecemos, sua gama de produtos vai além, e serve bebidas quentes, baseadas ou não no café expresso.

E aí, deu vontade de um cafézinho, né? No Qoppa Café tem toda a qualidade do melhor café do mundo, na Universidade La Salle de Canoas e na Unisinos Porto Alegre.